Bem vindo ao SOS Designers

Faça o seu cadastro gratuito no Portal SOS Designers e tenha um acesso personalizado.

Empresas

Cadastre gratuitamente suas vagas, crie sua propria Lista de Curriculos Favoritos, e tenha um acesso personalizado.

Usuarios

Cadastre gratuitamente seu curriculo, crie sua propria Lista de Noticias Favoritas e tenha um acesso personalizado.

Área de Empresas | Vagas

Área de acesso a empresas cadastradas que desejam postar vagas de empregos no Portal e pesquisar curriculos.

Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?

Área de Usuarios | Curriculos

Área do Usuario que deseja cadastrar seu curriculo e pesquisar vagas.



Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?


Redes Sociais
Siga o Portal SOS Designers no Twitter Siga o Portal SOS Designers no Facebook

SEO


Você está aqui: Home » SEO » Sobre sitemaps

Sobre sitemaps


Pesquisar no Portal SOS Designers





Tempo Real



Siga o SOS Designers








pub_flash( 'http://www.sosdesigners.com/banners/web_flash_300x250.swf', 300, 250 ); " alt="Tecnoponta - 300 x 250 - webdesign" />

Os Sitemaps consistem em uma metodologia que tem como objetivo construir um modelo visual hierárquico e permitir a visualização da estrutura de navegação de um website pelos user-agents ou pelos usuários finais. Os sitemaps são organizados de forma hierárquica subdividindo a informação em conteúdos específicos.


Um website pode possuir até três tipos de Sitemaps:


  • O primeiro tipo de Sitemap é desenvolvido ainda na fase inicial do projeto e mostra como serão as futuras páginas e suas conexões. Acessível apenas para os desenvolvedores do projeto.
  • O segundo tipo de Sitemap é aquele comumente encontrado em grandes websites, desenvolvido como forma de auxílio à navegação do usuário em um link chamado “Mapa do Site”.
  • E, finalmente, o terceiro tipo de Sitemap é um protocolo XML desenvolvido pelo webdesigner após a publicação do website na Internet. O Sitemap em XML ficará disponível no servidor juntamente com os demais arquivos do site para ser “lido” pelos mecanismos de buscas, que poderão indexar aquele site mais rápida e eficientemente a seus resultados.


O tipo de informação que eles comportam é distinto, vejamos:

 

Sitemap de Projeto


O Sitemap de projeto (vamos chamar assim o primeiro tipo de Sitemap descrito aqui) funciona como ferramenta para que os projetistas identifiquem, por exemplo, as áreas que que precisam ou não de cadastro, simulem o fluxo de navegação dos usuários e descrevam funcionalidades necessárias em cada seção.


Em geral, o Sitemap de Projeto obedece à uma estrutura semelhante a de um fluxograma e utiliza:


  • Ícones para a representação de diferentes tipos de páginas (cadastro, dinâmicas, downloads, pdf etc);
  • Um ID ou código para identificar cada página isoladamente;
  • Uma breve descrição das funcionalidades de cada página;
  • Se necessário, podem ser utilizadas legendas que associam o ID de determinada página às demais observações necessárias.


Existem softwares disponíveis para a criação do Sitemap de projeto e, entre os mais importantes, estão: Microsoft Visio, que faz parte do pacote Office mas é vendido separadamente, Concept Draw e Smart Draw. Estes softwares possuem bibliotecas de elementos arrastáveis que formam a estrutura do Sitemap, indicando seus diferentes tipos de páginas. Nick Finck e Garret Dimon desenvolveram pacotes de stencils para o Microsoft Visio específicos para o projeto de Sitemaps e de Wireframes, e podem ser encontrados, gratuitamente, em seus respectivos sites.


Estes três softwares não são gratuitos, mas uma rápida busca no Google pode lhe oferecer alternativas muito boas em software livre (gratuitos). Num futuro post, discutiremos o uso de softwares livres para o trabalho de um webdesigner e indicarei alguns (bons) programas.

 

Sitemap navegável ou Mapa do Site


O Sitemap para o usuário é bem mais simples e trata-se de uma seção ou página a mais no site. Neste Sitemap, o usuário tem um panorama de como as seções ou páginas estão organizadas no website e, por meio de links atribuídos aos nomes destas seções, o usuário pode encontrar algum serviço mais rapidamente, clicando sobre o link desejado e visualizando a página em questão.


É importante que o conteúdo do Mapa do Site seja desenvolvido em HTML (não em Flash), não seja gerado dinamicamente e, se for composto por imagens, que cada uma contenha seu respectivo atributo alt declarado. Estes fatores referem-se à usabilidade da página e à sua indexação pelos mecanismos de buscas.

 

Sitemap XML


O Sitemap em XML é um arquivo nesta linguagem de programação que contém informações mais técnicas, como o endereço absoluto do site no servidor em que está hospedado, as pastas que também serão indexadas, as datas de atualização, informações sobre outros sitemaps xml que o site possua e algumas outras.


O Google oferece um serviço gratuito chamado Google Sitemaps, que disponibiliza alguns arquivos de configuração para o desenvolvimento de um Sitemap XML para um website. Antes de utilizá-lo, verifique com seu provedor de hospedagem se seu plano oferece suporte à linguagem de programação Python, já que, para que o arquivo XML final do Sitemap seja gerado, é necessário executar dois aplicativos deste tipo no servidor.


Recentemente, foi anunciado um espaço dedicado à padronização do protocolo Sitemap, para que um mesmo documento XML seja interpretado por todos os buscadores corretamente. Em Novembro de 2006, as empresas Microsoft e Yahoo anunciaram, num esforço coletivo, o suporte ao protocolo sitemap, que estará em constante aprimoramento para facilitar a vida dos proprietários de sites.


Sobre o Colunista:

Juliana Padron


Descrição: Juliana Padron é designer e sócia-diretora da W3P Projetos Web. Especialista em email marketing, é uma das responsáveis pela criação do projeto Templateria, um e-commerce dedicado a templates de email marketing.

Site: http://www.w3p.com.br

Deixe seu comentário:





© Copyright 2002-2018
Portal SOS Designers
Webmaster: Luiz Antonio Bovi