Bem vindo ao SOS Designers

Faça o seu cadastro gratuito no Portal SOS Designers e tenha um acesso personalizado.

Empresas

Cadastre gratuitamente suas vagas, crie sua propria Lista de Curriculos Favoritos, e tenha um acesso personalizado.

Usuarios

Cadastre gratuitamente seu curriculo, crie sua propria Lista de Noticias Favoritas e tenha um acesso personalizado.

Área de Empresas | Vagas

Área de acesso a empresas cadastradas que desejam postar vagas de empregos no Portal e pesquisar curriculos.

Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?

Área de Usuarios | Curriculos

Área do Usuario que deseja cadastrar seu curriculo e pesquisar vagas.



Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?


Redes Sociais
Siga o Portal SOS Designers no Twitter Siga o Portal SOS Designers no Facebook

Mercado


Você está aqui: Home » Mercado » Qualidade do suporte ao banco de dados pode ser decisiva nos negócios

Qualidade do suporte ao banco de dados pode ser decisiva nos negócios


Pesquisar no Portal SOS Designers





Tempo Real



Siga o SOS Designers








SOS Designers

*Fabio Dal Colletto

 

Empresas em ascensão costumam investir em hardware e software de alta qualidade. Ainda que a arquitetura tecnológica seja irreprochável, alguns pontos fracos podem comprometer tudo o que se espera de um banco de dados: velocidade, estabilidade, segurança e disponibilidade. A qualidade do suporte ao banco de dados – bem como a infraestrutura que o suporta – pode ser decisiva para que a empresa reduza custos, melhore o atendimento aos clientes e ganhe mais agilidade e competitividade.

Apesar de muitas companhias estarem terceirizando os serviços de Data Center, é grande o número de empresas que não têm uma equipe preparada para suportar o funcionamento do banco de dados. Na ocorrência de incidentes, os gestores se veem obrigados a lançar mão de soluções emergenciais. Além disso, dúvidas podem surgir no momento de providenciar ampliações na infraestrutura de TI e, inclusive, necessidade de apoio na realização de pequenas mudanças que podem resultar em grandes economias ou ainda evitar perdas e desastres.


São muitos os fatores que podem influenciar o desempenho e a disponibilidade de um banco de dados, incluindo a disposição com que os equipamentos foram instalados, a habilidade e os cuidados de quem os opera. Até mesmo a frequência com que é realizada a manutenção do ambiente e dos equipamentos pode ser decisiva para se alcançar a performance desejada, assim como checar as vulnerabilidades do sistema – tanto do ponto de vista físico (parte elétrica e refrigeração), quanto do lógico (invasões externas e internas).


Uma boa avaliação do ambiente em que se encontra o banco de dados também é fundamental para identificar, avaliar e resolver problemas relacionados à sua configuração e crescimento da base. Esse tipo de suscetibilidade é capaz de comprometer o desempenho operacional, que pode ter sido mais que satisfatório no momento da instalação. A falta de manutenção adequada, por exemplo, poderá resultar em parada dos sistemas que o banco suporta, perda de dados, comprometer o desempenho e, por fim, acarretar prejuízos relevantes para a empresa, caso não se conte com um bom serviço de suporte ao banco de dados.


* Fabio Dal Colletto
é engenheiro elétrico pela Escola Politécnica (USP) e gerente da Unione Outsourcing, braço da empresa Unione que concentra serviços de alocação de mão de obra especializada, desenvolvimento de sistemas, suporte a aplicativos e infraestrutura.


 

MAIS SOBRE A UNIONE

 A Unione atua nacional e internacionalmente na área de TI, atendendo cerca de 100 clientes ativos – de uma carteira com mais de 450 instituições de médio e grande porte já atendidas. Com sede em Alphaville (Barueri, SP), a empresa tem forte presença no setor de serviços, telecom, varejo, mercado financeiro, mineração, indústria de processos, de manufatura discreta, alimentícia e farmacêutica.

A empresa encerrou 2010 com uma receita 30% maior e faturamento na casa dos R$ 35 milhões. Até o final deste ano, as divisões Unione Consulting e Unione Outsourcing devem crescer juntas pelo menos mais 20% em receita.

Na opinião do diretor-presidente da Unione, Alexandre Couto, os bons resultados se devem à consolidação das transformações pelas quais a empresa passou, aumentando a oferta de serviços e soluções, assim como o número de parcerias estratégicas.

Deixe seu comentário:





© Copyright 2002-2018
Portal SOS Designers
Webmaster: Luiz Antonio Bovi