Bem vindo ao SOS Designers

Faça o seu cadastro gratuito no Portal SOS Designers e tenha um acesso personalizado.

Empresas

Cadastre gratuitamente suas vagas, crie sua propria Lista de Curriculos Favoritos, e tenha um acesso personalizado.

Usuarios

Cadastre gratuitamente seu curriculo, crie sua propria Lista de Noticias Favoritas e tenha um acesso personalizado.

Área de Empresas | Vagas

Área de acesso a empresas cadastradas que desejam postar vagas de empregos no Portal e pesquisar curriculos.

Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?

Área de Usuarios | Curriculos

Área do Usuario que deseja cadastrar seu curriculo e pesquisar vagas.



Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?


Redes Sociais
Siga o Portal SOS Designers no Twitter Siga o Portal SOS Designers no Facebook

Tecnologia


Você está aqui: Home » Tecnologia » Internet vira referência na prestação de serviços

Internet vira referência na prestação de serviços


Pesquisar no Portal SOS Designers





Tempo Real



Siga o SOS Designers








pub_flash( 'http://www.sosdesigners.com/banners/WEB_flash_468x60.swf', 468, 60 ); " alt="Tecnoponta - 468 x 60 - webdesign" />

Internet vira referência na prestação de serviços
Por: Fábio Lemos

Há 10 anos era normal ver a preocupação e o desespero dos contribuintes para prestar as contas com o Imposto de Renda. Além do trabalho para preencher manualmente o formulário, a pessoa ainda enfrentava filas quilométricas para entregar a declaração. Hoje, com a tecnologia, esse problema está praticamente resolvido já que grande parte das declarações é preenchida e encaminhada pelo computador.

Esse é apenas um dos exemplos que comprovam a eficácia da web como prestadora de serviços. Pesquisar sobre multas, imprimir boletos bancários de tributos e, até mesmo, registrar boletins de ocorrência são tarefas realizadas facilmente nos sites dos órgãos específicos (ver quadro). Com todas essas facilidades, o usuário não precisa mais sair de casa para concluir determinadas tarefas do cotidiano.

“Os recursos virtuais estão cada vez mais populares”, avalia César Vinicius Satt Rodrigues, diretor do Centro Internet Intranet da Secretaria de Estado da Fazenda, departamento responsável pela administração do IPVA On-line. Ele explica que no site (www3.fazenda.sp. gov.br/ipva2002) o usuário consegue pesquisar débitos, como IPVA atrasados, multas e taxas, apenas com a apresentação do número do Renavam do veículo.

Além disso, o contribuinte pode calcular o valor e gerar a guia de pagamento. “Quem quiser pagar pela internet encontra no site o caminho para o sistema de diversos bancos que trabalham com o serviço de pagamento on-line”. Com esse recurso, o usuário não precisa mais preencher manualmente o formulário, ir até um banco para efetuar o pagamento e depois levar todos os comprovantes no Detran.

Rodrigues comenta que o serviço já existe desde 1999. Segundo ele, o site tem mais de um milhão de acessos durante a semana final para o licenciamento dos veículos, prazo determinado conforme o número final da placa. “Em período normal, recebemos aproximadamente 60 mil visitas por dia”. A ferramenta também é muito utilizada por pessoas que estão comprando ou vendendo veículos. “O usuário pesquisa sobre as dívidas que o carro possui antes de fechar qualquer negócio”.

Segunda via

Ao mesmo tempo que facilita a vida do usuário, os serviços virtuais acabam com algumas desculpas. É o caso da segunda via para o pagamento de impostos. Diversas páginas de prefeituras na região já trabalham com esse recurso. Com isso, o contribuinte não tem mais como alegar que o motivo de não pagar a conta foi a perda ou o não recebimento do boleto de pagamento.

O coordenador de desenvolvimento do Departamento de Informática da Prefeitura de Santos, Edson Aparecido Leguth, afirma que as ferramentas existentes no site (www.santos.sp.gov.br) atendem perfeitamente as necessidades dos moradores, além de facilitar o trabalho dos servidores municipais. Dessa forma, a pessoa não precisa mais ir até o setor desejado para solicitar a segunda via do IPTU, por exemplo, deixando o funcionário liberado para efetuar outros serviços. “Não existe mais tempo perdido”.

Além da emissão de boletos, o serviço Cidadão On-Line, encontrado na página da Prefeitura de Santos, oferece a possibilidade de pesquisar processos, parcelar e consultar dívida ativa e verificar a retenção na fonte ISS. A consulta de processos foi o serviço mais utilizado em 2002 no site, com 11 mil visitas por mês, em média. “Essa ferramenta obteve aproximadamente 13.200 visitas em julho”.

Alguns serviços virtuais

Receita Federal – Os serviços na página da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) estão entre os mais eficientes. O site oferece o programa gratuito para o contribuinte preencher e enviar o Imposto de Renda pelo computador. Quem for isento pode fazer a declaração no próprio site. O internauta encontra também o programa para realizar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), além de poder emitir certidão negativa de débitos de tributos e contribuições federais.

Correio – Para enviar uma carta ou telegrama o interessado não precisa mais preparar o envelope e colar o selo. É só entrar no site www.correios.com.br, escrever a carta, selecionar o destino e enviar. O pagamento é efetuado na própria página. No endereço, o usuário também pode comprar selos e aerogramas, entre outros produtos.

Secretaria da Fazenda do Estado - O site tem diversas ferramentas. Ao entrar no endereço http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipva2002, o usuário consegue pesquisar os débitos como IPVA atrasados, multas e taxas. Para isso, é só digitar o número do Renavam do veículo. Além disso, o contribuinte pode calcular o valor do imposto e gerar a guia de pagamento.

Lista telefônica – Como na versão em papel, o usuário tem à disposição no Guia de Assinante (http://www.telefonica.com.br) os telefones de pessoas físicas e jurídicas de todas as cidades do Estado. A pesquisa é realizada por nome, logradouro e município.

Secretaria do Estado de Segurança Pública – Dependendo do problema, a vítima não precisa mais ir até uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência. Para isso é só entrar no site www.ssp.sp.gov.br. O serviço registra ocorrências como furto de veículos, placas, celulares e documentos, além do registro de pessoas desaparecidas.

Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) – Em Santos, os motoristas podem utilizar a página da CET (www.cetsantos.com.br) para pesquisar multas registradas no município. A consulta pode ser feita utilizando o número do Renavam ou pelo CPF. O usuário também consegue localizar na página veículos guinchados e que estão no pátio da companhia.

Usuários podem regularizar pendencias

Fonte: Atribuna


Deixe seu comentário:





© Copyright 2002-2018
Portal SOS Designers
Webmaster: Luiz Antonio Bovi