Bem vindo ao SOS Designers

Faça o seu cadastro gratuito no Portal SOS Designers e tenha um acesso personalizado.

Empresas

Cadastre gratuitamente suas vagas, crie sua propria Lista de Curriculos Favoritos, e tenha um acesso personalizado.

Usuarios

Cadastre gratuitamente seu curriculo, crie sua propria Lista de Noticias Favoritas e tenha um acesso personalizado.

Área de Empresas | Vagas

Área de acesso a empresas cadastradas que desejam postar vagas de empregos no Portal e pesquisar curriculos.

Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?

Área de Usuarios | Curriculos

Área do Usuario que deseja cadastrar seu curriculo e pesquisar vagas.



Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?


Redes Sociais
Siga o Portal SOS Designers no Twitter Siga o Portal SOS Designers no Facebook

Fireworks


Você está aqui: Home » Fireworks » Fireworks VS Photoshop

Fireworks VS Photoshop


Pesquisar no Portal SOS Designers





Tempo Real



Siga o SOS Designers








pub_flash( 'http://www.sosdesigners.com/banners/web_flash_300x250.swf', 300, 250 ); " alt="Tecnoponta - 300 x 250 - webdesign" />
Fireworks Vs. Photoshop

 

    É totalmente errado tentar comparar estes dois programas, pois o photoshop e o fireworks são dois programas diferentes, pois ele não são programas da mesma área, é irritante ao ver alguém dizer "photoshop é melhor que fireworks" ou ao contrário, pois são dois softwares completamente diferentes em sua essência, o fireworks é um software para criar gráficos e layouts otimizados para Web, enquanto o photoshop é um editor gráfico, com recursos para edição de fotos e mídia impressa, isto não quer dizer que com photoshop você não consiga construir um layout para um site, mas sem ajuda do Image Ready, o photoshop era o pior programa para WebDesigners. Pelo menos a Adobe nas últimas versões do photoshop liberou o Image Ready(de graça...) junto do photoshop para compensar as várias falhas que o programa tem em relação ao gerenciamento dos gráficos, isto é, ao cortá-los, exportá-los, e re-editá-los.

    Sem dúvida as falhas do photoshop que me fizeram migrar ao Fireworks (há dois anos não uso mais photoshop) foram a dificuldade de re-edição dos trabalhos criados e a dificuldade de trabalhar com vetores, no fireworks, eu consigo fazer coisas essenciais ao WebDesign, e sem ter que alternar entre vários programas.

    Não que o photoshop não sirva para WebDesign, ele é um ótimo programa, com um poder de edição gráfica impressionante, ele é um dos melhores softwares gráficos existentes, mas infelizmente tem as falhas citadas acima. Mas essa discussão é totalmente errada, pois o fireworks e photoshop não foram feitos para competir um com outro, como já tinha dito, são dois softwares com objetivos diferentes.

   O software da Adobe que tem os mesmos objetivos que o fireworks, e esse sim podemos, compará-los, é o Adobe Image Ready , posso estar sendo agressivo ao dizer isto mas infelizmente este programa além de ser uma cópia fajuta do fireworks, não trabalha com vetores, e só serve para cortar as imagens que você criou no photoshop para o HTML.

Amadores Roceiros

   Encontrei na Web, uma seguinte frase: "Fireworks é software para amador roceiro", quanto à isto eu posso dizer que ao contrário, o fireworks é um software para criação e otimização de gráficos para Web, se você é webdesigner, e consegue usar esta ferramenta com precissão, dou-lhe meus parabéns, pois você consegue dominar um software para esta área. Mas isso é o que menos importa, não é o programa que vai fazer de um designer um amador ou um especialista, o que importa nesta área é sem dúvida a criatividade, só porque um cara usa photoshop quer dizer que ele é um "Gênio do webdesign" ou vice-versa com o fireworks? Isto não quer dizer nada, se você sabe dominar um software, e tem criatividade o bastante para desenvolver layouts, com capacidade, você é e pode-se considerar um webdesigner não-amador.

Desconfiança Desnecessária

    Encontrei um dia desses, uma pessoa me fazendo um desafio, ele dizia que o fireworks, não tem recursos suficientes para criar um botão como este abaixo:



Bom, aí está, eu refiz o botão usando o fireworks:

Os usuários de photoshop deveriam deixar de desconfiar dos recursos do fireworks, pois em sua versão 4 ele tem recursos precisos, e consegue fazer muito bem o seu trabalho: webdesign.

Usuários de photoshop deveriam antes de criticá-lo, conhecê-lo. Quando você domina um certo software você consegue fazer qualquer coisa nele. Mas não vá pensando que com o fireworks, eu tenho filters para retocar a foto do seu casamento, ou então para retirar os olhos vermelhos das fotos, o fireworks não foi feito para isso.

Uma seqüência de Alt-Tab’s

Vou fazer um exemplo de como criar um simples botãozinho.. mas usando softwares da macromedia e softwares da adobe:

Objetivo: criar uma forma, com efeito de bevel e sombra, e no centro colocar um número, mas este número não pode ser imagem.

1- 2-
3- 4-
9

1- Criar uma forma.
2 - Aplicar o efeito.
3 - Corta a imagem e exportar como HTML
4- Adicionar o número

Usando Softwares Adobe Usando Softwares Macromedia
1- Como no photoshop é muito difícil trabalhar com vetores, para criar a forma eu usei o Adobe illustrator. 1- Desenho a forma no fireworks mesmo, pois ele é totalmente compatível na edição de vetores.
2- Para aplicar o Bevel e Sombra eu usei o Photoshop. 2- Para aplicar o bevel e sombra usei o Fireworks.
3- Para cortar a figura e exportá-lo em html e em seguida colocar o número no centro, eu tive que usar o Adobe Image Ready. 3- Para cortar a imagem, usei o Fireworks.
4- E finalmente, para colocar o número, eu usei o Adobe GoLive. 4- Para adicionar o número no centro eu usei o Dreamweaver.
RESULTADO: 4 programas alternados. RESULTADO: 2 Programas alternados.

Como você pode ver, no Fireworks, eu fiz 3 coisas que precisaria de 3 softwares diferentes da adobe, para fazê-lo. Sendo que cada programa leva cerca de 5 minutos para carregar (lembre-se que nem é todo mundo que pode ter a melhor máquina), nós usamos 15min para carregar os três programas, sem contar o Salva ->Exporta -> Abre -> Salva -> Abre denovo.

Recursos que me fizeram migrar
Listo aqui recursos interessantes que eu encontro no Fireworks, foram eles que me fizeram trocar de programa:

Edição de vetores e bitmaps numa mesma Interface

Tudo que eu desenho vira vetor e não bitmap.

Behaviors
Com fireworks, você não só desenha layouts, mas define ações ao layout.

Re-Edição
Para você ter um exemplo da facilidade de re-edição no fireworks, até os Brushes, podem ser re-editados.

Termino, aqui este artigo dizendo que quem critica o Fireworks deve antes conhecê-lo, e se você usa outros softwares, isto não é um problema, o que importa é o que você cria, e não com que programa cria.

 


Deixe seu comentário:





© Copyright 2002-2017
Portal SOS Designers
Webmaster: Luiz Antonio Bovi