Bem vindo ao SOS Designers

Faça o seu cadastro gratuito no Portal SOS Designers e tenha um acesso personalizado.

Empresas

Cadastre gratuitamente suas vagas, crie sua propria Lista de Curriculos Favoritos, e tenha um acesso personalizado.

Usuarios

Cadastre gratuitamente seu curriculo, crie sua propria Lista de Noticias Favoritas e tenha um acesso personalizado.

Área de Empresas | Vagas

Área de acesso a empresas cadastradas que desejam postar vagas de empregos no Portal e pesquisar curriculos.

Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?

Área de Usuarios | Curriculos

Área do Usuario que deseja cadastrar seu curriculo e pesquisar vagas.



Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?


Redes Sociais
Siga o Portal SOS Designers no Twitter Siga o Portal SOS Designers no Facebook

SEO


Você está aqui: Home » SEO » Etapas Básicas do SEO

Etapas Básicas do SEO


Pesquisar no Portal SOS Designers





Tempo Real



Siga o SOS Designers








pub_flash( 'http://www.sosdesigners.com/banners/WEB_flash_468x60.swf', 468, 60 ); " alt="Tecnoponta - 468 x 60 - webdesign" />

Por otimização de sites para mecanismos de buscas entende-se a adoção de uma série de medidas que estudam o comportamento do site atual e que modificam sua estrutura de layout e/ou de navegação. Para que um site seja bem posicionado nos buscadores, ele deve atender alguns requisitos de conteúdo, design e desenvolvimento. Sendo assim, podemos classificar este processo em quatro etapas básicas, conforme a seguir:


Definir o posicionamento e nicho do site


  • Encontrar palavras-chave e definir a estrutura das metatags. Aqui, deve ser feita uma seleção criteriosa de quais palavras-chave e descrição podem ser utilizadas para todas as páginas e, também, quais os outros tipos de metatags serão utilizados para fornecer outras informações sobre o site. Saiba mais sobre metatags.
  • Otimizar páginas.Cada página do site que tratar de um conteúdo diferente deve possuir palavras-chave próprias e individuais, ressaltando o assunto abordado. É importante, ainda, que cada página apresente um título diferente, de acordo com seu contexto.
  • Editar páginas. Aqui cabe uma análise criteriosa ao longo do código HTML: verificar se os parágrafos estão entre tags, se os títulos utilizam os seletores h1-h7 e se há ênfases ao longo de textos longos (itálicos e negritos). O uso correto destes elementos torna o site relevante.


Promover o site


  • Enviar URLs. Existem duas formas de sugerir um site aos mecanismos de busca: o cadastro do endereço principal na página adequada de cada buscador e os mapas de site. Estes últimos, mais eficientes, consistem em arquivos XML que contêm informações detalhadas sobre localização dos arquivos no servidor, atualizações e diretórios a serem indexados. Saiba mais sobre os métodos de envio de URL.
  • Encontrar links de parceiros. Faça e receba links. Estabeleça parcerias com sites que tratam de assuntos relacionados ao seu e troquem links mutuamente. São os chamados links de entrada e links de saída. Desta forma, vocês compartilham pagerank e aumentam sua popularidade na web. Este item é tão relevante que existem programas gratuitos de troca de links que auxiliam o proprietário do site a localizar outros interessados nesta prática e trocar links entre si.
  • Gerenciar Campanhas Pagas. Os links patrocinados constituem a nova febre de divulgação de um site na web. Se desejar resultados rápidos em seu posicionamento, reserve uma parcela de seu orçamento para investir nos anúncios pagos. Quanto mais você puder pagar por uma palavra-chave, mais vezes seu anúncio será exibido em posições de destaque quando um usuário buscar por aquele termo.

Analisar o site


  • Checar o Ranking. Analise a posição atual do site buscando por determinadas palavras-chave em diferentes mecanismos de buscas. Verifique também qual é o pagerank de seu site (classificação do Google para sites que varia de 0 a 10 conforme a relevância de seu conteúdo). Cheque o pagerank de seu site aqui. E não esqueça de fazer estas mesmas verificações com os sites de seus concorrentes para avaliar sua posição no mercado.
  • Analisar a popularidade do link.Quantos links os buscadores apontam para seu site? Quantos sites apontam links para você? E para seus concorrentes? O Alexa oferece um bom sistema de análise de site, com popularidade de link, páginas mais visitadas e até um gráfico onde você pode comparar o desempenho de seu site com até 5 outros sites. Digite o endereço completo do site que deseja analisar e clique em “Get Traffic Details”. Explore o site analisado através das opções Overview, Traffic Details, Related Links e Sites Linking In.
  • Obter relatório de tráfego. Se você possui uma ferramenta de estatísticas à sua disposição, explore as informações oferecidas por ela, tais como número de visitantes únicos, visitantes de retorno, tempo de permanência no site, páginas mais visitadas etc. Um ótimo sistema de análise métrica – e gratuito – é o Google Analytics.


Realizar manutenções periódicas


  • Upload de arquivos via FTP. É importante manter seu site atualizado, enviando novas páginas ou páginas existentes com conteúdo atualizado para que os buscadores não “pensem” que seu site está abandonado. Também não adianta trocar só uma data ou uma formatação de texto. Procure oferecer conteúdo relevante.
  • Controle de qualidade do site. Verifique, constantemente, links quebrados, falta do atributo ALT nas imagens, páginas de erro e imagens faltantes. Desta forma, os mecanismos de buscas podem indexar seu site corretamente e você oferece um site de qualidade aos visitantes.
  • Verificando os mapas do site. Ao criar um sitemap, é necessário enviá-lo ao servidor e cadastrá-lo no sistema de busca para que ele leia suas informações. O Google, por exemplo, faz verificações periódicas nos mapas de site enviados e, ao longo do tempo, podem ocorrer erros de interpretação que exigem que você envie o mapa novamente ou refaça as configurações indicadas. Acompanhe sua conta de sitemap constantemente para garantir que o buscador está utilizando seu mapa de site.
Sobre o Colunista:

Juliana Padron


Descrição: Juliana Padron é designer e sócia-diretora da W3P Projetos Web. Especialista em email marketing, é uma das responsáveis pela criação do projeto Templateria, um e-commerce dedicado a templates de email marketing.

Site: http://www.w3p.com.br

Deixe seu comentário:





© Copyright 2002-2018
Portal SOS Designers
Webmaster: Luiz Antonio Bovi