Bem vindo ao SOS Designers

Faça o seu cadastro gratuito no Portal SOS Designers e tenha um acesso personalizado.

Empresas

Cadastre gratuitamente suas vagas, crie sua propria Lista de Curriculos Favoritos, e tenha um acesso personalizado.

Usuarios

Cadastre gratuitamente seu curriculo, crie sua propria Lista de Noticias Favoritas e tenha um acesso personalizado.

Área de Empresas | Vagas

Área de acesso a empresas cadastradas que desejam postar vagas de empregos no Portal e pesquisar curriculos.

Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?

Área de Usuarios | Curriculos

Área do Usuario que deseja cadastrar seu curriculo e pesquisar vagas.



Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?


Redes Sociais
Siga o Portal SOS Designers no Twitter Siga o Portal SOS Designers no Facebook

SEO


Você está aqui: Home » SEO » Entrando no mundo do SEO

Entrando no mundo do SEO


Pesquisar no Portal SOS Designers





Tempo Real



Siga o SOS Designers








SOS Designers

Não gente! SEO não é a versão, em emuxês, de “seu”. Não façam essa confusão, pelo amor da Santa Ada!


Viemos falar de SEO, a sigla para Search Engine Optimization, que em bom português significa “Otimização para Mecanismos de Buca” ou, como alguns preferem “ser amigo do Google”.


Muita gente, talvez não quem está começando, mas quem já tem alguma experiência, se preocupa com o seu site aparecendo no Google (ou outro sistema de busca)… Não é um bixo-de-sete-cabeças, mas também não é fazer qualquer coisa no FontPage e esperar que seu site vá aparecer na primeira página dos resultados de busca. SEO é arte.


Eu tenho uma posição bem simples sobre um bom posicionamento do SEO: Faça o seu site com carinho e usando os elementos HTML corretos, uma ordem correta de informações, receba bastante visitas e tenha outros sites apontando links para o seu site e tudo correra as mil maravilhas. É pedir muito?


Técnicas e cuidados com SEO surgiram em 1990 quando os mecanismos de busca não indexavam os sites facilmente (indexar, nesse contexto, significa “vasculhar conteúdo para poder exibir resultado nas buscas”, ou seja, permitir que o seu site seja encontrado numa busca). Os webmasters (naquela época, eles existiam) precisavam cadastrar seus sites nos mecanismos para que esses sistemas pudessem rastrear seu conteúdo.


Antigamente a coisa era diferente, mas hoje em dia os seguintes elementos fazem toda a diferença na sua posição dos resultados:

  • Titulo do site
  • Domínio do site
  • URLs das páginas
  • Tags HTML (elementos HTML: cabeçalhos, paragrafos, negritos e etc.)
  • Keywords (densidade de aparição e repetição das palavras-chave do seu site no conteúdo)
  • Proximidade das Keywords
  • Propriedade alt e title das imagens e links


Sabendo disso, é fácil tentar enganar os spiders e com isso conseguir um bom posicionamento… Foi aí que surgiu a busca orgânica do Google.

Busca Orgânica


O Google iniciou um novo conceito de rastreamento de sites baseado na avaliação (automática) de cada site, criando assim um PageRank. O PR funciona, basicamente, da seguinte forma: Para cada link, que um site externo aponta para o seu site, você ganha mais pontos..  E quanto mais famoso for esse site, mais pontos você ganha. É simples e indiscutível.


Esse novo conceito permitiu que usuários não tão avançados conseguissem que seus sites fossem indexados de forma justa… Pois não é todo mundo que sabe a diferença de <b> e <strong> ou <i> e <em>. :)


Conseguindo o seu lugar ao Sol


Hoje em dia, se você quer que seu site apareça nos resultados de busca, você ainda precisa enviar ele para os buscadores, é o “básico do SEO”… Mas você também precisa que algum outro site (já indexado pelo sistema de busca) aponte um link para o seu site que ele vai começar a vasculhar suas páginas atras de conteúdos e imagens.


Você pode usar um recurso, comum a todos os sistemas de busca, chamado robots.txt que diz o que o sistema de busca pode ou não ver no seu site.


Existem também, nos sistemas mais famosos, áreas para os WebMasters gerenciares como o spider vai interagir com seu site e ver estatísticas de indexação e todos aqueles gráficos que nós adoramos. Veja alguns dos links:


Outros endereços que podem te ajudar:


Um outro recurso, que vale a pena procurar sobre, são os sitemaps.


Veja algumas planílhas indispensáveis para uma boa estruturação do SEO do seu site:


Como eu disse antes, SEO é arte… Tome os devidos cuidados, faça bom uso dos inúmeros recursos que o HTML te permite (acreditem, são muitos) e você vai se dar bem.


Espero que tenham gostado :)

Sobre o Colunista:

Thiago Belem


Profissão: Desenvolvedor PHP, WebMaster e Geek

Descrição: Sou WebMaster e Desenvolvedor PHP há cinco anos, trabalho no Jornal do Brasil, estou cursando o 3º período de Ciência da Computação na Unicarioca e atuo como Desenvolvedor Freelancer na Clio Interactive. Estudo programação desde os 12 anos de idade e trabalho com PHP e MySQL voltados para o desenvolvimento WEB desde o fim de 2006. Atualmente mantenho meu blog sobre PHP, MySQL, jQuery e Desenvolvimento WEB e sou colunista do portal iMasters, onde também sou moderador do Fórum de PHP e do Fórum Oficial de CakePHP (Brasil).
Thiago Belem

Deixe seu comentário:





© Copyright 2002-2018
Portal SOS Designers
Webmaster: Luiz Antonio Bovi