Bem vindo ao SOS Designers

Faça o seu cadastro gratuito no Portal SOS Designers e tenha um acesso personalizado.

Empresas

Cadastre gratuitamente suas vagas, crie sua propria Lista de Curriculos Favoritos, e tenha um acesso personalizado.

Usuarios

Cadastre gratuitamente seu curriculo, crie sua propria Lista de Noticias Favoritas e tenha um acesso personalizado.

Área de Empresas | Vagas

Área de acesso a empresas cadastradas que desejam postar vagas de empregos no Portal e pesquisar curriculos.

Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?

Área de Usuarios | Curriculos

Área do Usuario que deseja cadastrar seu curriculo e pesquisar vagas.



Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?


Redes Sociais
Siga o Portal SOS Designers no Twitter Siga o Portal SOS Designers no Facebook

Tecnologia


Você está aqui: Home » Tecnologia » Como fazer uma panorâmica 360 graus com equipamentos caseiros

Como fazer uma panorâmica 360 graus com equipamentos caseiros


Pesquisar no Portal SOS Designers





Tempo Real



Siga o SOS Designers








pub_flash( 'http://www.sosdesigners.com/banners/web_flash_300x250.swf', 300, 250 ); " alt="Tecnoponta - 300 x 250 - webdesign" />



Filmagem

Para filmar o local do giro, deve-se ter uma filmadora comum e um tripé. Coloca-se o tripé no centro da cena a ser filmada. Preparar a filmadora, para que fique numa posição bem horizontal (assim, as imagens filmadas ficarão mais fáceis de emendar, dando pouca diferença).

Img

Deixar a filmagem bem horizontal.

É interessante que, na hora de filmar, você dê umas paradas na câmera, ou seja: localize um ponto da cena e pare por uns 5 segundos. Depois, rode a filmadora e pare novamente, deixando sempre o mesmo enquadramento aparecendo como referência na cena seguinte. Faça 3 giros para garantir uma captura perfeita depois.

Img

O banco serve de referência tanto na filmagem quanto na captura.

Capturando as imagens: Abra o seu programa de captura de imagens e passe as imagens para o computador. Salve-as e abra o programa para emendar as imagens. Neste tutorial, vamos usar o CorelDRAW 9 para junção das imagens e o Photoshop para retoques finais.

Img

Uma placa de captura pode ser adquirida facilmente em lojas de informática.

Obs.: As imagens foram capturadas em 800x600 RGB.

Juntando as imagens para a cena 360 graus: Após abrir o CorelDRAW 9 e importar todas as imagens, configure a página para: 14220px por 1240px (valores utilizados neste caso das imagens em 800x600). Você pode também reduzir as imagens (todas juntas, Ctrl+A) para 50% do tamanho normal e configurar a página pela sua altura. A largura vai depender da colagem das mesmas. Para que tudo dê certo até seu giro ir para o Flash sem problemas, sugerimos que você configure tudo no CorelDRAW como no exemplo que apresentamos.

Img

Repare que as imagens já estão reduzidas para 50% do tamanho normal e separadas por grupos, para a junção.

Crie uma borda na página, clicando 2 vezes rápido na "Ferramenta Retângulo". Nós iremos colocar as imagens dentro deste "conteúdo", usando a ferramenta "PowerClip".

Juntando as imagens para a cena 360 graus

Colocando as imagens em "PowerClip" (Ctrl+A):

Img

Aperte para selecionar todos os objetos. Agora, aperte e retire da seleção de todos os objetos o contorno da página (o retângulo). Agrupe todas as imagens (bitmaps) apertando (Ctrl+G). Com o botão direito do mouse, selecione as imagens e arraste para dentro do retângulo que está contornando a página. Assim que você soltar o mouse, irá aparecer uma janela. Selecione "PowerClip dentro".

Pronto, as imagens estão dentro do retângulo, o PowerClip!

Começando a juntar todas as imagens em uma

O objetivo de se criar um "PowerClip" é poder editar seu conteúdo numa nova janela e não ficar atrapalhado com outros objetos do documento. Outra boa razão para usarmos o PowerClip na junção das cenas é a possibilidade de poder "sangrar" as imagens no conteúdo e depois ter uma imagem bem recortadinha ao selecionarmos "Finalizar Edição deste nível".

Editando o conteúdo: aperte o botão direito no retângulo e selecione a opção "Editar conteúdo".

Escolha a primeira imagem da cena e coloque encostada no topo da página, alinhada pela esquerda. Pegue a segunda foto e coloque por cima a sobreposição das duas e vá emendando as imagens, uma após a outra. Fazendo a cena completa. Repare que nem todas as imagens vão colar perfeitamente, então rode um pouquinho, distorça um outro pouquinho, até obter um resultado em que não se notem as "colas".

Trabalhando duro para ficar 100%

Dicas

Você pode colocar uma transparência de 50% na imagem que vem em seguida, só para enxergar melhor a montagem. Depois que fizer a junção, retire a Transparência e continue com a próxima imagem a ser sobreposta.

Vá colocando uma imagem sobre a outra e ¾ caso queira ver se o melhor resultado é este que você encontrou ¾ com a imagem superior selecionada, aperte e , para vê-la na frente e atrás da imagem anterior, reparando bem se ficaram com ajuste perfeito na emenda.

Img
Img

Para ter maior precisão ao mover as imagens com as setas do teclado, é importante ajustar a distância do deslocamento para 0,1mm.

Img

A fase final e a mais crítica é quando encaixamos o fim no começo.

Para isso, duplique a primeira imagem, traga a cópia para o final e faça a emenda.

Img

Repare que as imagens ficam com diferenças quanto à posição e tonalidades das cores.

Img

Depois que você acertar o tamanho na largura e ajustar a altura dentro do "PowerClip", finalize a edição do mesmo e veja como ficou a imagem, bem recortadinha!

Img

Veja: na oval vermelha está a emenda entre o final da imagem e o início (duplique e coloque no fim para ver se a emenda ficou perfeita).

Tratando a imagem e passando para o Photoshop

Com a imagem toda emendada, a finalização e a duplicação corretas, já dá pra levar a panorâmica para o Photoshop. No CorelDRAW escolha Arquivo/Exportar e coloque o formato .bmp Em RGB 1:1 com 100 dpi. Marque as opções conforme abaixo:

Img

No Photoshop: Abra o arquivo e comece a clonar as áreas em que ficou muito aparente a emenda das imagens. Veja um exemplo:

Img

Repare que aparece uma linha fina que mostra claramente a emenda, temos que retirar isto!

Passando para o Flash

Bom, agora já estamos no final!

Toda a programação por trás deste panorama já se encontra pronta.

Para trocar as imagens, é preciso escolher "Editar" o "MovieClip", importar o novo arquivo e colocar no lugar da imagem original. Alinhe a imagem na mesma posição da anterior. Caso a nova imagem seja maior do que a outra, altere a altura do "Movie".

Atenção, não mexa na largura!

Img

A imagem deste tutorial pode ser diferente da do seu exemplo. Para ajustar e fazer funcionar o arquivo .swf, temos que mexer em configurações da programação dentro das "actions". Ou seja: mudar só o comprimento da imagem original para o comprimento da imagem que acabamos de colocar.

Procure, em todas as "actions" de todos os objetos no filme que constam da "Library", a referência ao tamanho (comprimento) da imagem anterior e troque pelo da imagem atual. Espero que dê tudo certo para você!
Baixe aqui o arquivo FLA desse tutorial.

Grande abraço!

Autor: Barbara Samel Rocha Tostes - (http://mail:barbara@webpreview.com.br)


Deixe seu comentário:





© Copyright 2002-2018
Portal SOS Designers
Webmaster: Luiz Antonio Bovi