Bem vindo ao SOS Designers

Faça o seu cadastro gratuito no Portal SOS Designers e tenha um acesso personalizado.

Empresas

Cadastre gratuitamente suas vagas, crie sua propria Lista de Curriculos Favoritos, e tenha um acesso personalizado.

Usuarios

Cadastre gratuitamente seu curriculo, crie sua propria Lista de Noticias Favoritas e tenha um acesso personalizado.

Área de Empresas | Vagas

Área de acesso a empresas cadastradas que desejam postar vagas de empregos no Portal e pesquisar curriculos.

Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?

Área de Usuarios | Curriculos

Área do Usuario que deseja cadastrar seu curriculo e pesquisar vagas.



Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?


Redes Sociais
Siga o Portal SOS Designers no Twitter Siga o Portal SOS Designers no Facebook

Tendências


Você está aqui: Home » Tendências » As redes sociais e seu uso nas empresas

As redes sociais e seu uso nas empresas


Pesquisar no Portal SOS Designers





Tempo Real



Siga o SOS Designers








SOS Designers

Neste mês que comemoro dez anos de coluna Antenado vou voltar a alguns dos temas que mais geraram dúvidas e interesse pelos leitores, e o primeiro assunto não podia deixar de ser as redes sociais.


É certo que as redes sociais permitem uma grande interação entre seus participantes criando um ponto de encontro entre pessoas com interesses em comum. Este ambiente poderia ser muito bem utilizado por uma empresa que atua diretamente ou tem algum relacionamento com um mercado específico. Poder falar e ouvir sugestões e críticas de um publico interessado é tudo que uma empresa gostaria. Ao que parece poucas acordaram para isto.


Em geral observo que as empresas apresentam alguns comportamentos em comum em relação as redes sociais. Começando por empresas que se se escondem e fazem de conta que as redes sociais não existem. Esta certamente é a pior situação pois querendo ou não, as empresas já estão na redes sociais através da opinião (positiva ou negativa) de seus clientes.


Algumas empresas reconhecem a existência das redes sociais mas atuam como se fosse algo que acontece apenas fora de seus muros e não tivessem nada a ver com isto. Outras, além de reconhecer a existência das redes sociais permitem que alguns poucos colaboradores privilegiados tenham acesso a elas mas de forma limitada e controlada.


Realmente muito poucas empresas entendem, ou procuram entender, este novo ambiente e usam as redes sociais como um meio de comunicação com seus clientes, fornecedores e parceiros.


Este é um terreno novo que envolve muitos detalhes a serem avaliados e é normal que cada ambiente corporativo encare esta questão de forma diferente. Por isto é importante que as empresas definam claramente para seus colaboradores, através de políticas e procedimentos, quais são suas responsabilidades quando participando das mídias sociais e o que espera de sua atuação nestes locais.


Aprender como usar corretamente algo novo é muito importante. Por isto a capacitação dos colaboradores sobre o uso adequado de mídias sociais faz muita diferença no resultado final.


A empresa também deve monitorar as atividades de seus colaboradores, principalmente quando falam em nome da corporação, e entrar em ação quando identificar atividades inapropriadas


As redes sociais são ótimos espaços para que as empresas possam falar e principalmente ouvir seus consumidores. Por isto não devem ser desprezadas.

 

Sobre o Colunista:

Gilberto Sudré


Descrição: Professor, Consultor e Pesquisador da área de Segurança da Informação. Palestrante sobre Segurança da Informação, privacidade e infra-estrutura de redes. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Instrutor da Academia Cisco. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Coordenador do ISSA Brasil – ES. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Diretor Técnico da APECOMFES – Associação de Peritos em Computação Forense do ES. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN. Articulista do Jornal A Gazeta, Portais iMasters e TIEspecialistas. Co-Autor do livro “Internet: O Encontro de 2 Mundos” e autor dos livros “Antenado na Tecnologia” e “Rede de Computadores”.
Blog: http://gilberto.sudre.com.br/
Twitter: @gilbertosudre

Deixe seu comentário:





© Copyright 2002-2018
Portal SOS Designers
Webmaster: Luiz Antonio Bovi