Bem vindo ao SOS Designers

Faça o seu cadastro gratuito no Portal SOS Designers e tenha um acesso personalizado.

Empresas

Cadastre gratuitamente suas vagas, crie sua propria Lista de Curriculos Favoritos, e tenha um acesso personalizado.

Usuarios

Cadastre gratuitamente seu curriculo, crie sua propria Lista de Noticias Favoritas e tenha um acesso personalizado.

Área de Empresas | Vagas

Área de acesso a empresas cadastradas que desejam postar vagas de empregos no Portal e pesquisar curriculos.

Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?

Área de Usuarios | Curriculos

Área do Usuario que deseja cadastrar seu curriculo e pesquisar vagas.



Cadastre-se gratuitamente
Esqueceu a sua senha?


Redes Sociais
Siga o Portal SOS Designers no Twitter Siga o Portal SOS Designers no Facebook

Usabilidade


Você está aqui: Home » Usabilidade » Arquitetando a reformulação: pesquise e conduza

Arquitetando a reformulação: pesquise e conduza


Pesquisar no Portal SOS Designers





Tempo Real



Siga o SOS Designers








pub_flash( 'http://www.sosdesigners.com/banners/web_flash_730x90.swf', 730, 90 ); " alt="Tecnoponta - 730 x 90 - - webdesign" />

Em um projeto de reformulação, o arquiteto de informação muitas vezes deve assumir o papel de designer de experiência do usuário e virar o camisa 10 do projeto.

Por Ademir Novaes Jr

Já falei aqui sobre a importância de construir um inventário de conteúdo durante um projeto de reformulação, pois é nessa atividade que começa o trabalho de um arquiteto de informação.

No início é de fato um trabalho extremamente braçal, já que o arquiteto de informação precisará navegar por todo o site, se for o caso, para que seja possível catalogar todas as páginas existentes e para que se possa ter a noção exata do tamanho do site.

Com esse inventário em mãos, outras atividades surgem: é a hora de descobrir, nesse mar de informações, o que será mantido e o que deixará de existir, levando em conta sempre as necessidades dos usuários. A melhor forma de fazer isso? Perguntando a eles, claro!

Quem são seus usuários e do que precisam

Perguntar ao usuário do seu site sempre trará resultados positivos ao seu projeto, mesmo que seja feita uma pesquisa muito pequena. Quando você pesquisa, evita cometer o velho erro de achar que o mundo gira ao seu redor, tomando decisões com base em opiniões próprias ou dos envolvidos no projeto, pois isso pode esconder os problemas reais e as necessidades que só os usuários conhecem e saberão mostrar.

Como seu site é usado

É claro que existem aquelas coisas que as pesquisas podem não dizer e, por isso, você precisará buscar em outras fontes de informação os dados para justificar suas decisões. A utilização de ferramentas de web analytics gera informações extremamente relevantes sobre comportamento de usuários, caminhos de navegação utilizados em seu site, tipos de navegadores ou sistemas operacionais e muito mais.

Esses dados podem – e devem! – ser utilizados pelo arquiteto de informação durante um projeto de reformulação.

Conhecer as pessoas que utilizam seu site e a forma como elas o fazem já é um passo gigante para construir um produto que seja relevante, útil e agradável aos usuários. O que fazer em seguida?

Em busca da experiência perfeita

Em um projeto de reformulação, o arquiteto de informação muitas vezes deve assumir o papel de designer de experiência do usuário, virando o “camisa 10″ do projeto e fazendo a ligação no meio de campo, garantindo que tudo o que foi obtido durante as pesquisas que mostraram quem são seus usuários e o que eles querem chegue aos ouvidos da equipe de criação.

Quando o projeto vai sair dos wireframes e ganhar a vida, é a hora de conquistar o usuário, não só por criar um ambiente organizado e que entregue tudo o que ele precisa para suas atividades, mas também que seja visualmente impecável, marcando o “golaço” e criando uma experiência de uso memorável. [Webinsider]

…………………………

Autor da Matéria:

Ademir Novaes Jr. (a.novaesjr@gmail.com) trabalha com gestão de projetos. Especialista em arquitetura de informação, mantém o blog Arquitetando Informação


Fonte Original:
http://webinsider.uol.com.br/2010/07/18/arquitetando-uma-reformulacao-pesquise-e-conduza/

Deixe seu comentário:





© Copyright 2002-2018
Portal SOS Designers
Webmaster: Luiz Antonio Bovi